Últimas Notícias

Cuidados com a gestação e com ovinos recém-nascidos

Para garantir o sucesso da criação de ovinos, a atenção do criador deve ter início com os cuidados práticos adotados desde a gestação das ovelhas até o período de terminação. A gestação da ovelha pode ser dividida em duas fases: a primeira corresponde aos primeiros 100 dias ou os 2/3 iniciais do desenvolvimento do feto, onde as exigências da gestante são moderadas.

Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Criação de Ovinos de Corte, em Livro+DVD, explica a outra fase, relatando que os últimos 50 dias correspondem ao terço final de gestação. É neste período que ocorre 70% do crescimento do feto, bem como a preparação para a futura lactação. Deficiência alimentar, problemas sanitários e manejo inadequado nesta fase, implicam em baixa produção de leite e cordeiros fracos, com baixo peso ao nascer e mortalidade elevada.

Algumas observações são importantes para garantir o bem-estar do animal durante todo o período da gestação:

- Com uma boa pastagem e uma suplementação mineral balanceada, é possível suprir as necessidades nutricionais das gestantes nesta época.

- Qualquer enfermidade pode interferir gravemente na eficiência reprodutiva do rebanho. No último mês de gestação, as ovelhas devem ser vacinadas contra enterotoxemia. É importante observar que pico de infestação da verminose ocorre a partir do final da gestação e durante a lactação.

- O deslocamento das ovelhas deverá ser feito sempre com cuidado, devagar e sem atos bruscos, pois podem causar estresse nos animais.

- Deve-se deixar à disposição das gestantes água pura e sombra.

Cuidados importantes com os recém-nascidos:

- Os nascimentos devem ocorrer em pastagens limpas, baixas, sombreadas e que facilitem a observação dos animais. Não é conveniente interferir durante o parto e nem depois.

- Quando o cordeiro estiver seco e firme e a ovelha mais calma, deve ser feito o corte do cordão umbilical e a sua desinfecção com tintura de iodo.

- Aos 20 dias de idade deve ser feita a descola.

- A marcação dos cordeiros pode ser feita com tatuagem ou brincos.

- Quando ocorrerem partos múltiplos, um dos cordeiros pode ser criado em mamadeira ou ser adotado por outra ovelha. Isso propicia uma melhor alimentação aos animais. 


Fonte: CPT - Centro de Produções Técnicas

Nenhum comentário