Últimas Notícias

Congresso Brasileiro de Agroinformática vai discutir internet das coisas



“IoT na agricultura” é o tema do XII Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2019), que acontece de 11 a 14 de novembro, na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Indaiatuba (SP). Considerado o principal evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, o congresso busca promover o compartilhamento de resultados de pesquisas, a troca de ideias sobre trabalhos em andamento e o desenvolvimento de inovações para o setor.

A internet das coisas (IoT) aplicada à agricultura refere-se à capacidade de conectar objetos, desde sensores, drones até colheitadeiras, otimizando as atividades no campo. O resultado esperado a partir da aplicação desta tecnologia é a geração de benefícios à atividade agrícola, como a redução de custos, o aumento da produtividade e a agregação de valor à produção.

Dentro do tema do SBIAgro 2019, serão aceitos trabalhos nas áreas de automação, agricultura de precisão, geotecnologia, sistemas inteligentes, Big Data, aprendizado de máquina e tecnologia da informação aplicada à gestão do agronegócio e à logística de produtos agrícolas, entre outros temas. A programação inclui painéis, palestras, apresentação de trabalhos científicos, concurso de teses e dissertações, além de um concurso de iniciação científica.

Também haverá espaço para resumos, na categoria pôster. “A ideia é contemplar trabalhos de desenvolvimento de ferramentas de software, propostas de processos tecnológicos e resultados parciais de pesquisa que também possam estimular a interação ciência e tecnologia”, afirma a pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária Maria Fernanda Moura, que preside a comissão organizadora do evento. O prazo para submissão de artigos e resumos começa em 1º de junho.

O congresso terá ainda a segunda edição do SBIAgro C[email protected], evento paralelo de relacionamento entre instituições, empresas, investidores e desenvolvedores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é promover um ambiente para networking e articulação de negócios e parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovações na área de agroinformática.

Promovido pela Associação Brasileira de Agroinformática, nesta edição a organização do SBIAgro está sob a responsabilidade da Embrapa Informática Agropecuária, Fatec Indaiatuba e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

>> Mais informações sobre datas e orientações para a inscrição de trabalhos estão disponíveis na página oficial do evento na internet (acesse aqui).

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Informática Agropecuária

Nenhum comentário