Boletim de Monitoramento aponta culturas favorecidas por chuvas do Sul


 

Os cultivos da safra de inverno, de forma predominante na região Sul do país,  foram os beneficiados pelo clima dos primeiros quinze dias deste mês, sobretudo pela incidência das chuvas. As análises foram apresentadas pelo Boletim de Monitoramento Agrícola, divulgado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Houve concentração pluviométrica também em partes da região Norte e do Nordeste, não havendo registro na região central do país, incluindo aí a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Este fato ocorre nesta época do ano, segundo o boletim, pela condição típica de clima seco que facilita a maturação e a colheita do algodão e do milho segunda safra, que estão adiantadas na maioria dos estados. 

Com relação ao trigo, o Paraná, por exemplo, já adiantou a colheita que deve ampliar mais no próximo mês. Em Santa Catarina, as lavouras estão com bom  desenvolvimento e o Rio Grande do Sul foi favorecido pela luminosidade e amplitude térmica no início do mês, favorecendo o desenvolvimento do trigo. 

De acordo ainda com as análises, há uma predominância positiva da anomalia do Índice de Vegetação nos três estados, atribuída à boa condição de desenvolvimento dos cultivos de inverno. Em todas as regiões monitoradas, o índice da safra está evoluindo acima da última pesquisa e da média histórica em quase todo o ciclo das lavouras.

Clique aqui para fazer o download do boletim completo.

Comentários

Mais vistas da semana

GEDAVE – O que é, como funciona e pontos de atenção da etapa de Cadastro

Cafés do Brasil obtêm Denominação de Origem para a Mantiqueira de Minas

Cebola e batata ficam mais baratas nos principais mercados atacadistas

No Maranhão extrativistas da amêndoa de babaçu recebem mais R$ 450 mil em subvenções

Embrapa oferta material propagativo de mandiocas de indústria para o Brasil Central