Cientistas coletam dados sobre recursos genéticos vegetais do Brasil

 

 Cientistas da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia estão trabalhando para concluir, até 2021, um levantamento para compor um dos mais importantes documentos para o estabelecimento de prioridades nacionais, regionais e mundiais para implementar ações de políticas públicas a agricultura e a sustentabilidade dos recursos da biodiversidade. Trata-se do Terceiro Relatório Mundial sobre o Estado dos Recursos Genéticos Vegetais para Alimentação e Agricultura, a ser publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 2023.

   Para mobilizar a sociedade quanto a importância desse trabalho, que envolve técnicos da iniciativa pública e privada, professores universitários, estudantes, entre outros públicos dispostos a colaborar, a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos(SBRG) está aplicando um questionário que apoia o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa no levantamento de dados sobre o tema proposto para o documento da FAO. 

   Segundo a pesquisadora Rosa Lia Barbieri, curadora de Recursos Genéticos Vegetais da Embrapa, foi estabelecida uma rede formada por pesquisadores para atuar na identificação de profissionais, instituições e organizações que atuam na área de recursos genéticos e que poderão responder aos questionários. 

   Para saber mais sobre este tema clique aqui. Confira também a entrevista de Rosa Lia Barbieri sobre esse trabalho no podcast Café com Ciência

Maria Devanir Heberlê (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Comentários

Mais vistas da semana

Embrapa lança cultivar de arroz para áreas de sequeiro

Qual o melhor herbicida para pastagens?

Melhoria na qualidade do açaí reúne três esferas de governo em Portel (PA)

BIODIESEL WEEK: Programa de Biodiesel une inclusão produtiva e social da agricultura familiar, afirmou representante do Mapa

Reprodutores e Matrizes linhagem IZ serão comercializados em leilão virtual