Estado divulga municípios classificados para perfuração de poços tubulares

Obras de melhoria da captação de água serão executadas em até dois anos

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), disponibilizou, nesta semana, uma lista com cem municípios classificados para perfuração de poços tubulares profundos, em comunidades carentes de água potável. A maior parte das cidades está localizada no Norte de Minas, em região do semiárido mineiro. A medida busca melhorar a qualidade de vida dos habitantes e prevê que as obras sejam executadas em até dois anos. 

Entre os municípios selecionados estão São João das Missões (comunidade Terra Indígena Xakriabá e comunidade Aldeia Custódio) e Ouro Branco (comunidade de Água Limpa). Clique aqui para ver a lista completa. 

“Foram utilizados critérios técnicos, como porcentagem da população atualmente atendida por rede de coleta e tratamento de água, priorizando as comunidades mais carentes do recurso”, frisa o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco.

Os poços tubulares vão minimizar a falta de água enfrentada por comunidades mineiras, como destaca a superintendente de Saneamento Básico da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), Lília Castro. “Há locais em que não há viabilidade de captação de água superficial, seja por baixa disponibilidade ou por má qualidade”, explica. Ela lembra que, a longo prazo, é necessário que os municípios adotem práticas de conservação do solo e da água para aumentar a oferta e a qualidade dos recursos hídricos. 

Processo

A Copasa vai ceder funcionários para realizar as perfurações, com maquinário da Semad. Após a implementação do poço, será realizado teste de bombeamento e análise dos parâmetros físico-químicos e bacteriológicos da água. Cabe aos municípios implantar a rede adutora, além do reservatório e da rede de distribuição de água. 

As cidades listadas devem assinar um Termo de Cooperação Técnica com o Estado para que as obras sejam executadas. O documento pode ser acessado neste link.

Comentários

Mais vistas da semana

GEDAVE – O que é, como funciona e pontos de atenção da etapa de Cadastro

Aprenda a controlar pragas que atacam limoeiros

Galinhas caipiras poedeiras: a avicultura adaptada a pequenas propriedades é negócio rentável e com mercado promissor

Cafés do Brasil obtêm Denominação de Origem para a Mantiqueira de Minas

Embrapa oferta material propagativo de mandiocas de indústria para o Brasil Central