Palestra Online: Mormo em equinos e potencial zoonótico

 

Emanuelle Baldo Gaspar, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, foi uma das palestrantes do l Simpósio Mato-Grossense de Saúde Única, evento virtual promovido pelo Cavet (Centro Acadêmico da Medicina Veterinária) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no início de agosto, através do canal do centro no YouTube

Com o tema “Mormo em equinos e potencial zoonótico”, a pesquisadora falou sobre aspectos gerais da doença, destacando os aspectos clínicos, epidemiológicos e o potencial zoonótico do mormo. 

Uma das abordagens foi sobre a acurácia dos exames existentes atualmente para identificação do mormo. “Os diagnósticos no Brasil são confiáveis. Por mais que você tenha um teste que tenha 99% de sensibilidade, a cada 100 testes um pode dar errado, um exemplo que estamos provando dessa realidade são os testes do Covid-19”, destacou.

A palestra no Simpósio – que teve como público-alvo médicos veterinários e estudantes de Medicina Veterinária – contou com participação ao vivo de cerca de 300 pessoas, e o vídeo gravado disponível no YouTube já ultrapassou as duas mil visualizações.

Mormo
O mormo é uma doença contagiosa da equideocultura, causada pela bactéria Burkholderia mallei, que também é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida a humanos.

Texto: Alexandre Bastos

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Comentários

Mais vistas da semana

GEDAVE – O que é, como funciona e pontos de atenção da etapa de Cadastro

Cafés do Brasil obtêm Denominação de Origem para a Mantiqueira de Minas

Cebola e batata ficam mais baratas nos principais mercados atacadistas

No Maranhão extrativistas da amêndoa de babaçu recebem mais R$ 450 mil em subvenções

Embrapa oferta material propagativo de mandiocas de indústria para o Brasil Central