Reprodutores e Matrizes linhagem IZ serão comercializados em leilão virtual


Ao falar em produção de carne no Brasil, o estado de São Paulo ocupa posição de destaque, sendo considerado um grande exportador de tecnologia. Para transferir a tecnologia gerada por meio da pesquisa científica ao setor produtivo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), um dos institutos de pesquisa que contribui para a eficiência do processo de produção de carne, realizará dia 10 de setembro, às 14 horas, o tradicional Leilão de Reprodutores e Matrizes IZ do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte. A venda será virtual e ao vivo pelo Canal do Boi, com o apoio da Central Leilões.

Serão comercializados 39 reprodutores da raça Nelore, 10 reprodutores da raça Guzerá, 19 reprodutores da raça Caracu, 31 matrizes da raça Nelore e nove matrizes da raça Guzerá. Os animais são oriundos do Programa de Melhoramento Genético do IZ, que busca atender com excelência as demandas dos pecuaristas.

Os touros e matrizes têm comprovado valor genético para características de crescimento, com grande capacidade de “colocar velocidade de crescimento e músculo” nos seus descendentes, sendo conhecidos como animais da “Linhagem IZ, uma linhagem de peso”.

As informações referentes aos animais do Programa são compartilhadas anualmente com o setor produtivo por meio do Sumário de Touros e Matrizes do IZ. A edição de 2020 está disponível em https://bit.ly/SumarioTourosNeloreIZ2020 e as edições anteriores podem ser baixadas no site da instituição.

A pesquisadora Joslaine Cyrillo, diretora do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte, destaca que as pesquisas realizadas no Centro estão relacionadas à sustentabilidade do sistema produtivo, sempre em busca da eficiência de produção. “As tecnologias visam maior ganho de peso em um sistema mais eficiente – mais carne com menor custo de produção.”

Não só o produtor tem vantagens com a adoção de tecnologias geradas pela pesquisa científica, mas também o consumidor. “As tecnologias garantem carne de melhor qualidade. Bezerros oriundos de touros selecionados crescem mais rápido, aproveitam melhor o pasto e são abatidos mais jovens, garantindo carne mais macia, e mais barata, já que os animais permanecem menos tempo no rebanho”, detalha Joslaine.

A genômica, outra ferramenta científica que coloca a pecuária em um novo patamar, está também inserida nos estudos realizados no Centro. “Agregamos a tecnologia genômica nas pesquisas, que exige um banco de dados bem estruturado, composto por informações genealógicas, fenotípicas e genômicas dos animais, para a redução de riscos, viabilização da seleção para características de difícil mensuração, além do aperfeiçoamento dos processos de avaliação genética, com o cálculo de DEPs (diferença esperada na progênie) suficientemente confiáveis, proporcionando lucratividade e qualidade do produto”, explica Joslaine.

As tecnologias desenvolvidas pelo IZ estão disponíveis para todo o Brasil e também são utilizadas em outros países da América Latina. Touros, matrizes, sêmen e embriões podem ser adquiridos nos leilões anuais, ou por meio das principais empresas de comercialização de material genético do país parceiras do IZ, como CRV Lagoa, Alta Genetics, Seleon Biotecnologia e BR Embriões.

Canais para o Leilão


O leilão poderá ser acompanhado pelo Canal da Central Leilões no youtube em http://bit.ly/youtubeCentralLeiloesIZ e será transmitido ao vivo pela TV no Canal do Boi.

Os lances serão captados apenas pelos telefones da Central Leilões (18) 3622-4999 e (18) 99637-2999. Os interessados devem deverão se cadastrar pelo site da Central em https://centralleiloes.com.br/agenda-de-leiloes.php?id_categoria=14 ou também pelo telefone (18) 3608-0999.

Outras informações sobre o leilão podem ser obtidas no Instituto de Zootecnia pelos contatos (16) 3475-9140 ou (16) 99111-3936 e e-mail [email protected]


Lisley Silvério (MTb. 26.194)
Assessora de Imprensa - Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Governo do Estado de São Paulo
Fone: +55 (19) 3476-0841 | Cel: +55 (19) 99631-9271 wts
[email protected] | [email protected]
www.iz.sp.gov.br | www.agricultura.sp.gov.br

Comentários

Mais vistas da semana

GEDAVE – O que é, como funciona e pontos de atenção da etapa de Cadastro

Galinhas caipiras poedeiras: a avicultura adaptada a pequenas propriedades é negócio rentável e com mercado promissor

Embrapa oferta material propagativo de mandiocas de indústria para o Brasil Central

Aprenda a controlar pragas que atacam limoeiros

Qual o melhor herbicida para pastagens?