Seminário na internet aborda produção orgânica de banana

 

A produção orgânica de banana vai ser o tema principal do seminário que a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), vai abordar na quinta-feira, 20 de agosto, às 9h30, no YouTube.
O manejo do solo e suprimento de nutrientes para bananeira em sistema orgânico vai ser apresentado pela pesquisadora Ana Lúcia Borges, representante da Empresa na Comissão de Produção Orgânica da Bahia, fórum composto por membros de entidades governamentais e não-governamentais, enquanto o manejo de pragas e doenças da bananeira em sistema orgânico vai ser discutido pelo fitopatologista Zilton José Maciel Cordeiro, pesquisador aposentado da Unidade. O evento vai ser moderado pelo engenheiro-agrônomo Herminio Souza Rocha, especialista do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia.
O evento acontece em meio à crescente expansão do mercado brasileiro para frutos de banana orgânica e pretende passar informações para agricultores e técnicos. Para ser considerado orgânico, o produtor deve usar técnicas ambientalmente sustentáveis e não pode utilizar agrotóxicos nem adubos químicos solúveis.
Para se regularizar o produtor tem três opções: certificação por um Organismo da Avaliação da Conformidade Orgânica (OAC) credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); organização em grupo; ou cadastramento no Mapa para realizar a venda direta sem certificação.
O webinar vai divulgar ainda o sistema orgânico de produção para bananeira, organizado pela Embrapa. A publicação reúne informações técnicas sobre estabelecimento da cultura, preparo da área, seleção de variedades e mudas, práticas culturais, manejos de doenças, nematoides, insetos e ácaros, além dos manejos na colheita e pós-colheita, com base nos regulamentos aprovados para a produção orgânica.

Serviço:
Evento:
Produção orgânica de banana
Data:  20/8, às 9h30
Palestrantes: Ana Lúcia Borges e Zilton Cordeiro
Link direto para o evento: https://youtu.be/8quGkuXwf-c

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Comentários

Mais vistas da semana

No Maranhão extrativistas da amêndoa de babaçu recebem mais R$ 450 mil em subvenções

Cebola e batata ficam mais baratas nos principais mercados atacadistas

Cafés do Brasil obtêm Denominação de Origem para a Mantiqueira de Minas

Programa de melhoramento de bovinos de carne adota critérios mais objetivos e amplia análise de rebanhos

Conab realiza pesquisa para os próximos levantamentos de grãos e café em Minas Gerais